Campanha lança álbum de figurinhas interativo sobre Abrolhos

abril 28, 2014

?

Campanha lança álbum de figurinhas interativo sobre Abrolhos

O internauta poderá participar de concurso cultural e concorrer a duas viagens, com acompanhante, para conhecer o Arquipélago dos Abrolhos e admirar de perto as baleias jubarte

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2014 —

Pela primeira vez no Brasil, internautas têm a oportunidade de colecionar figurinhas digitais com tema marinho, de forma interativa, lúdica e gratuita. O álbum contém 80 cromos sobre a região dos Abrolhos, no sul da Bahia e norte do Espírito Santo, que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e requer atenção especial para sua conservação. Ao completá-lo, o colecionador poderá concorrer a duas viagens ao arquipélago, com direito a acompanhante, participando do Concurso Cultural Adote Abrolhos, que termina no dia 31 de julho de 2014.

A ideia do álbum surgiu durante a criação da Campanha Adote Abrolhos, uma iniciativa das ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica (www.adoteabrolhos.org.br). Só depois de muita procura, a coordenadora da campanha, Ana Cíntia Guazzelli, comunicadora do Programa Marinho da CI-Brasil, conseguiu encontrar na Irlanda exatamente o que idealizou. “Buscamos uma ferramenta de comunicação ágil, inovadora, interativa e instrutiva, que atingisse diferentes faixas etárias de um público de diversos segmentos”, explica.

Em www.fantom.ie/Abrolhos, o internauta pode acessar o álbum através de uma conta de email, Facebook ou Twitter, pela qual receberá todas as solicitações e informações de trocas de figurinhas. O primeiro pacote gratuito traz seis figurinhas, que se distribuem na tela em círculo. As novas vêm estampadas com um selo vermelho, facilmente identificável. Quanto às repetidas, ao colecionador é dada a oportunidade de "vendê-las" ao banco por cinco moedas ou de enviá-las ao monte para troca. É possível acompanhar a colagem dos cromos, feita em ordem numérica, página por página, automaticamente.

A cada quatro horas, o sistema disponibiliza um novo pacotinho gratuito. Acumulando moedas conquistadas com as novas figurinhas ou nas trocas, o colecionador tem a opção de adquirir pacotes comuns, prata ou ouro. Estes últimos trazem os cromos raros e ultrarraros. Para completar o álbum mais rapidamente, vale recorrer às trocas. Basta escolher a figurinha desejada, clicar e optar entre oferecer o álbum a um amigo, por email, ou tentar encontrar alguém que necessite de alguma de suas figurinhas repetidas e que disponha daquela que você deseja. O próprio sistema se encarrega de cruzar as informações e, em segundos, a sugestão de troca pode ser enviada. Solicitação aceita, figurinha no álbum!

Riqueza socioambiental - O álbum foi dividido em oito sessões: Região dos Abrolhos, Zona Costeira, Recifes de Coral, Arquipélago dos Abrolhos, Algas Calcárias, Fauna Marinha, Usos, Ameaças e Áreas Marinhas Protegidas. Para saber um pouco mais sobre o tema da imagem, o internauta clica em cima da figurinha conquistada. “Nossa intenção é que o álbum funcione como uma ferramenta lúdica e educativa, destacando a importância da região para a conservação da biodiversidade marinha no Brasil e para as comunidades que vivem de seus recursos”, informa Guilherme Dutra, Diretor do Programa Marinho da CI-Brasil.

Para Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, o processo para completar o álbum possibilita criar um relacionamento cotidiano. “Isso possibilita atrair e se articular com pessoas interessadas em proteger os ambientes costeiros e marinhos e em conhecer a região. Essa mobilização é muito importante, porque traz mais aliados para a campanha e para a causa.”

Todas as imagens foram cedidas por fotógrafos profissionais, técnicos ou pesquisadores, que acreditam na importância da disseminação da informação para a conservação. Entre eles: Enrico Marcovaldi, Enrico Marone, Ita Kirsch, Luciano Candisani, Paul Nicklen, Sterling Zumbrunn, Cristina Mittermeier,  Ronaldo Francini-Filho, Leonardo Wedekin, Eduardo Camargo e Guilherme Fraga Dutra.

Concurso Cultural

Ao completar o álbum, o colecionador receberá automaticamente o cupom do Concurso Cultural Adote Abrolhos, com as perguntas: Qual é a região brasileira que detém a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e por que ela é nosso grande tesouro?

As duas melhores respostas serão contempladas com viagens de dois dias ao Arquipélago dos Abrolhos, com direito a um acompanhante, no período de setembro a novembro de 2014, época ideal para  avistar baleias jubarte, que migram para a região para reprodução.

O regulamento do concurso está disponível em link no próprio álbum.

Campanha Adote Abrolhos

A campanha “Adote Abrolhos – É do Brasil. É do mundo. É nosso”, uma iniciativa da Aliança para a Conservação Marinha - uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil) e Fundação SOS Mata Atlântica – foi lançada em janeiro de 2014 com o objetivo de aumentar a proteção da região de Abrolhos, importante para a biodiversidade e a economia brasileiras.

Entre outras conquistas, alcançou mais de 10 mil assinaturas na petição AVAAZ (http://bit.ly/abrolhos2014), que pede às autoridades competentes o efetivo funcionamento das unidades de conservação na região e a retomada do processo de ampliação da proteção de Abrolhos com a criação de novas áreas marinhas protegidas.

A campanha foi criada de forma pro bono pela Agência África e conta com a parceria de mais de 20 instituições nacionais e locais, entre elas: Associação Ambiental Voz da Natureza, Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras (AMEX), Avenida Filmes, Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas (Confrem), Ecomar, Greenpeace, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Instituto Amigos da Biosfera da Mata Atlântica, Instituto Baleia Jubarte, Instituto Bioma Brasil, Instituto E, Instituto Meros do Brasil, Movimento Cultural ArteManha, Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), Pangea, Patrulha Ecológica, Projeto Albatroz, Projeto Coral Vivo, Projeto Meros do Brasil, Projeto Tamar,  além da operadora de turismo, Horizonte Aberto e do Hotel Marina, de Caravelas. Conta ainda com o apoio daFoundation Veolia Environment e do The Pew Charitable Trusts.

Mais informações em www.adoteabrolhos.org.br. A campanha também pode ser acompanhada pelas redes sociais Facebook.com/adoteabrolhos e Twitter.com/AdoteAbrolhos e Instragram. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262