Paraty é patrimônio mundial reconhecido pela UNESCO
julho 7, 2019
???????
Paraty é Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO
Conservação Internacional coordenou a produção do dossiê de candidatura
?
A cidade de Paraty, junto com a paisagem exuberante de Mata Atlântica da Serra do Mar e da Ilha Grande, foi escolhida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um dos cinco destinos turísticos mais visitados do Brasil, apresentou sua candidatura sob a coordenação técnico-científica da Conservação Internacional. O anúncio foi feito na última sexta, dia 5 de julho, em Baku, no Azerbaijão.
Candidata pela terceira vez, a cidade concorreu com o dossiê entregue ao Centro de Patrimônio Mundial, em Paris, intitulado "Paraty: Cultura e Biodiversidade". A inscrição dessa vez foi para sítio misto, que une as belezas naturais e as riquezas culturais de uma cidade. Paraty passa a ser o único sítio misto da América Latina.
"A produção do dossiê que embasou a candidatura está ligada à missão da organização de conservar a natureza e promover o bem-estar humano. Temos muito orgulho de ter participado desse processo de valorização tanto da natureza, quanto da cultura presentes na cidade de Paraty.", afirmou Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional.
Paraty fica entre as duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo. É um destino turístico consolidado, com diversas opções. A cidade abriga festivais de música, encontros literários e festas religiosas. Além disso, o visitante pode desfrutar de 60 praias na cidade, fazer passeios pelo Centro histórico, que são uma viagem ao período colonial com igrejas do século XIX e caminhar pelo seu calçamento "pé de moleque", que ficou conhecido como Caminho do Ouro, rota de exportação do minério extraído do estado de Minas Gerais, entre os séculos XVII e XIX.
"Em Paraty a cultura é viva. A região possui duas comunidades quilombolas, 28 comunidades caiçaras, e duas aldeias indígenas que preservam as manifestações culturais e convivem em harmonia com a natureza", explicou Bruno Coutinho, Diretor de Gestão do Conhecimento da Conservação Internacional e responsável pela coordenação técnica do dossiê que embasou a candidatura da cidade.
A partir dessa escolha, quatro unidades de conservação localizadas no entorno da cidade de Paraty também tornam-se patrimônio mundial. O Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.
Assista ao vídeo que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) divulgou sobre a escolha de Paraty. ?
?Video Large Centered
Remove this module?
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262