Nota de pesar Dr Thomas Lovejoy
dezembro 25, 2021
Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2021 - É com grande pesar que comunicamos que o Dr. Thomas Lovejoy, membro do Conselho Deliberativo da CI-Brasil, faleceu no dia de hoje, na cidade de Washington DC (EUA), cercado pelo amor de seus familiares. Lovejoy deixa um legado sem igual. Um dos maiores estudiosos da Amazônia e sua biodiversidade, Lovejoy iniciou seus estudos sobre a floresta tropical do Brasil em 1965 e, ao longo de uma vida dedicada à ciência, chefiou o trabalho de pesquisa ambiental em biodiversidade para grandes organizações, como as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Heinz Center for Science, Economics, and the Environment, além de ser o fundador do Amazon Biodiversity Center e do Biological Dynamics of Forest Fragmentation Project (BDFFP), sendo este um dos mais proeminentes e completos experimentos sobre a ecologia da paisagem em todo o mundo. Professor e autor, diversas vezes publicado pela Nature, maior revista científica sobre assuntos da natureza, Lovejoy assessorou os presidentes Reagan, Bush e Clinton, além de servir como enviado científico especial aos presidentes Obama e, mais recentemente, Biden. Apaixonado pelo Brasil, Lovejoy foi reconhecido seis vezes com as maiores honrarias do Brasil por sua contribuição à ciência, incluindo a Ordem do Rio Branco (1988) e a Ordem do Mérito Científico (1998).
Um conservacionista, um lutador pelas causas de proteção da biodiversidade, um grande amigo e colaborador da CI-Brasil, Lovejoy seguirá eternizado pelo seu legado científico que é, hoje, mais atual e necessário do que nunca.
“É a ciência que deve espalhar o entendimento de que a escolha não é entre a natureza selvagem ou pessoas, mas sim entre uma existência rica ou pobre para a humanidade"
Thomas Lovejoy
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262