Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) apoia mais de 10 Acordos de Pesca no estado do Amazonas
novembro 2, 2023
Ações envolveram mais de 50 comunidades e 1300 famílias.
A pesca predatória e o descarte ilegal dos seus resíduos são ameaças que afetam a biodiversidade na Amazônia, impactando todo mundo. Mas existe uma solução para esse problema, apoiada pelo ASL Brasil, chamada Acordos de Pesca.
Os Acordos de Pesca são sistematizações e regulação sobre a conservação e o manejo de ambientes aquáticos, ou seja, rios, lagos, lagoas e sua biodiversidade realizados de acordo com as necessidades das populações locais - como economia e alimentação, por exemplo - e seus governos locais. Eles definem regras para a pesca sustentável, protegem áreas importantes para a reprodução de espécies e ajudam a garantir que os estoques de peixes sejam mantidos em níveis saudáveis, assegurando a biodiversidade e o sustento das comunidades que dependem da pesca.
No estado do Amazonas, a CI-Brasil deu suporte a 13 Acordos de Pesca através do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), com 8 deles estabelecidos nos rios Apuaú, Quiuini, Demeni, Caurés, Padauiri, Aracá, Rio Negro e Acajatuba na área do Rio Negro, totalizando mais de 1,6 milhão de hectares. Adicionalmente, 5 outros Acordos foram implementados na Foz do Tapauá, rios Tupana, Purus e Cuieiras, assim como no entorno da Floresta Canutama, somando quase 120 mil hectares.
Importante destacar o caráter participativo de construção destes Acordos, visando a contribuição efetiva das comunidades afetadas e dos usuários dos recursos pesqueiros aquáticos. Até o momento, 54 comunidades foram beneficiadas com as ações no estado e 1358 famílias foram impactadas. Quando efetivados, os Acordos reduzem a pesca desordenada, aumentam a produtividade no longo prazo e a conservação das espécies.
Em 2023, o governo do estado lançou o primeiro "Atlas dos Acordos de Pesca Regulamentados no Amazonas". O material, construído com o apoio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), condensa os esforços realizados até então, na construção de ambientes aquáticos mais equilibrados para as espécies e para o homem com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável, bem como garantir a segurança alimentar de milhares de famílias.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262