CI-Brasil se reúne com parceiros para priorizar ações do Planejamento Operacional Anual 2024 do projeto ASL Brasil

novembro 2, 2022

Novo plano possui enfoque direcionado para a restauração em quatro estados amazônicos: Acre, Amazonas, Pará e Rondônia 


Brasília - novembro de 2023 

A Amazônia é essencial para a vida no planeta e suas paisagens vem passando por mudanças que ameaçam seus ecossistemas. Para reverter esse cenário e contribuir com a conservação e restauração do bioma, durante os dias 31 de outubro e 01 de novembro, a equipe executora do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil, na sigla em inglês) priorizou, junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – MMA, as ações do Planejamento Operacional Anual (POA) do projeto, para 2024. O evento contou com a participação das instituições que executam o projeto no Brasil (Funbio, CI-Brasil e FGV), ICMbio, Serviço Florestal Brasileiro e os pontos focais nas unidades operativas dos estados: Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.

O novo plano tem um enfoque direcionado para a restauração sendo o desafio principal a identificação das áreas a serem recuperadas. “O POA é um instrumento de planejamento e sua utilização implica em muita coordenação e diálogo. Os esforços conjuntos das Unidades Operativas, organizações executoras e MMA precisam estar alinhados potencializando o alcance das metas e indicadores do projeto” diz Carlos Eduardo Marinelli, Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais do MMA. 

As Oficinas de Socialização e Priorização das Ações do POA ocorreram nesta terça (31/10) e quarta-feira (01/11) em Brasília, onde cada Unidade Operativa validou as propostas de atividades a serem executadas durante o próximo ano. Para a gerente de projetos da CI-Brasil, Michele Mamede Rocha, “o projeto está em ritmo de alcance de seus resultados finais. Esse novo POA, focado nos indicadores prioritários de restauração, vem com o compromisso de alcance das metas e interconectividade com estados e parceiros locais".  

A aprovação do POA ASL Brasil se dará em reunião do Comitê Operativo (COP) do projeto, que acontece na primeira semana de dezembro.


>>>>>> Extensão do projeto no Brasil

Visando a implementação do Planejamento do ASL Brasil, o Banco Mundial aprovou nesta terça-feira (31) a extensão da primeira fase do projeto no Brasil, executada pela CI-Brasil, para março de 2026.

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262