CI-Brasil na COP28: Agregando valor aos produtos da floresta: soluções tecnológicas e arranjos pré-competitivos para as bioeconomias da Amazônia
dezembro 2, 2023
Os painelistas destacaram a necessidade da criação de arranjos competitivos para mobilizar o setor privado para, além de investir na bioeconomia, garantir também que exista pesquisa aplicada, desenvolvimento e tecnologia na proposição de novos modelos ou no aperfeiçoamento dos existentes, além de políticas públicas organizadas para que o desenvolvimento seja inclusivo e respeite a perspectiva dos povos da Amazônia.
A Secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas, Ceiça Pitaguary, esteve presente no debate e ressaltou a importância da participação indígenas no debate da bioeconomia e da produção em larga escala. “É preciso agregar os meios de culturas tradicionais para a valorização das mercadorias produzidas localmente, e dos métodos que esses produtos são produzidos”.
As Soluções Baseadas na Natureza, como o investimento em bioeconomia ,estão no centro do trabalho da Cl-Brasil. Qualquer ação que conserve, restaure ou melhore o uso ou manejo de ecossistemas ****ao mesmo tempo em que aumenta o armazenamento de carbono e/ou evita as emissões de gases de efeito estufa - pode ser considerada uma Solução Baseada na Natureza.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262