Conservação Internacional promove discussão entre clima e biodiversidade e contribui com atualização da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB)

março 27, 2024

Nos dias 26 e 27 de março, Brasília foi o palco de um importante encontro que discutiu sinergias entre clima e biodiversidade nas políticas públicas brasileiras: o workshop "Caminhos para o Alcance da Meta 8 do GBF no Brasil", reunindo especialistas, representantes do governo, academia, setor privado e sociedade civil.

O evento promoveu debates que ajudaram a identificar e propor soluções para o alcance do Marco Global de Biodiversidade (GBF, em sigla em inglês), especificamente da meta nacional 8, que visa fortalecer a resiliência da biodiversidade frente às mudanças climáticas e à pressão sobre os recursos naturais, promovendo Soluções Baseadas na Natureza (SBNs) e abordagens baseadas em ecossistemas como medidas de mitigação, adaptação e redução de riscos de desastres.

Organizado pela Conservação Internacional (CI), em parceria com The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil, e com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o workshop foi fundamental para o desenvolvimento de recomendações para a meta nacional 8, no contexto da atualização da Estratégia e Planos de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB) brasileira, a ser submetida à Convenção de Diversidade Biológica (CBD) até a COP16, que acontecerá no próximo mês de outubro, em Cali (Colômbia). O evento contou com a participação de um público engajado e diverso de mais de 30 pessoas, incluindo especialistas em biodiversidade e mudanças climáticas, representantes de organizações da sociedade civil, do governo federal, da academia e do setor privado.

Para a CI, a realização do workshop se insere no contexto do estudo “Avanço das prioridades por meio do Marco Global da Diversidade Biológica: ecossistemas de carbono irrecuperáveis”, que pode ser acessado aqui. O estudo afirma que a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas são desafios interligados, cujo combate depende da proteção dos ecossistemas de alto carbono.

Nesta perspectiva, Gustavo Souza, Diretor de Política e Clima da Conservação Internacional para as Américas, destacou a importância do workshop como um passo fundamental para garantir que o Brasil contribua para a meta 8 do GBF e para a proteção da nossa rica biodiversidade. “A Conservação Internacional considera a Meta 8 do GBF crucial para combater as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. O conceito de ‘carbono irrecuperável’ destaca a importância de proteger ecossistemas ricos em carbono. Ações de conservação, uso sustentável e restauração, com foco em áreas de alto valor para clima e biodiversidade, são essenciais”, ponderou Gustavo.

Representando o Ministério do Meio Ambiente, o Diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, Bráulio Dias, destacou a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade para o sucesso da EPANB Brasileira e para o alcance das metas do GBF. “A Meta 8 apresenta o desafio de promover a adaptação da biodiversidade brasileira às mudanças climáticas. Este workshop representa uma oportunidade ímpar para construirmos, de forma conjunta, soluções para mitigar as ameaças à nossa rica biodiversidade. A reunião de todos os atores presentes neste evento é um momento crucial para a construção de um plano de ação mais robusto e estratégico para enfrentarmos este grande desafio”, afirmou.

O produto com as contribuições do workshop será consolidado pela CI e encaminhado ao Ministério, de forma a enriquecer o processo de atualização da EPANB nacional, em conjunto com demais colaborações da sociedade civil.

Foto: Rafaela Assunção

Foto: Rafaela Assunção 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262