Nota oficial sobre o desastre climático no Rio Grande do Sul

maio 13, 2024

Rio de Janeiro, 13 de maio de 2023 - O Vice-Presidente da Conservação Internacional, Mauricio Bianco, emitiu a seguinte declaração sobre o desastre climático que atinge o estado do Rio Grande do Sul. 

"O Brasil enfrenta um dos piores e mais extremos desastres climáticos já registrado na nossa história com as enchentes que devastam o estado do Rio Grande do Sul. É com profunda tristeza que assistimos à perda de mais de uma centena de vidas e aos danos causados nas infra-estruturas das famílias e do Estado, deixando milhares de pessoas numa situação de extrema vulnerabilidade. Neste momento crítico, é imperativo que governos, empresas e sociedade em geral estejam mobilizados para prestar assistência emergencial para as vidas que precisam.
 
"Mas enquanto trabalhamos para mitigar os impactos imediatos, é essencial reconhecer a gravidade e a frequência crescente de eventos climáticos extremos, e definitivamente adotar uma visão de longo prazo com um plano de adaptação climática robusto para o país. O que acontece no Rio Grande do Sul não é um episódio isolado. Em 2023 o Brasil registrou o maior número de desastres climáticos da história. Eventos climáticos extremos já não são mais exceções e sim sinais de uma nova realidade que precisamos endereçar. 
 
"A Conservação Internacional segue comprometida em liderar esforços para maximizar o papel das Soluções Baseadas na Natureza para mitigar os efeitos da crise climática instalada, assim como adaptar comunidades e ecossistemas às novas realidades. É preciso transformar este momento trágico em um ponto de virada efetivo, com ações verdadeiramente estruturantes para evitar que se repitam em um ciclo destrutivo. Lembremos: a crise climática é uma realidade à qual devemos nos adaptar, enquanto trabalhamos ativamente para mitigar seus efeitos mais extremos."

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262