Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) contribui com fortalecimento institucional à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Rondônia

maio 12, 2024

Apoio foi realizado por meio de aquisição de bens e equipamentos para ações de regularização ambiental e monitoramento de unidades de conservação 

A regularização ambiental e a consolidação de Unidades de Conservação (UCs) representam desafios de grandes proporções no contexto da Amazônia. Enfrentar as vastas distâncias, garantir a capacitação e o número adequado de técnicos para uma cobertura eficiente, além da necessidade de equipamentos para garantir a qualidade dos dados, são apenas alguns dos desafios que podem agravar o processo. Ademais, os recursos limitados também constituem um obstáculo adicional a ser superado. 

Buscando fortalecer as atividades de monitoramento de Unidades de Conservação (UCs) e apoiar a execução do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do estado de Rondônia, o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) viabilizou a aquisição de bens móveis e equipamentos destinados à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), entre março e abril deste ano. Além dos bens materiais, o projeto já apoiou treinamentos especializados para os colaboradores com foco na atuação da agenda de regularização ambiental, bem como em operacionalização de drones.  

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, destacou que os bens adquiridos pelo projeto representam um avanço significativo nas operações da Secretaria. “São equipamentos modernos e ferramentas especializadas, que agora estão à disposição para fortalecer as iniciativas de conservação ambiental e apoio à sustentabilidade. Esses recursos não só ampliam a nossa capacidade de ação, mas também melhoram sua eficiência na prestação de serviços essenciais à comunidade”, disse.  

Os principais bens adquiridos pela Secretaria foram veículos de transporte tais como barco, camionetes e motos, além de equipamentos de informática e drones para monitoramento de áreas de regularização ambiental. Destes, alguns itens foram cedidos, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), visando a execução do PRA.  

O coordenador de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural, Geovani Marx Rosa, enfatiza que o projeto desempenha um papel importante no apoio ao desenvolvimento sustentável no estado de Rondônia. “Ao fornecer equipamentos e recursos para a Sedam o projeto está contribuindo significativamente para várias iniciativas-chave, como a Análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), regularização ambiental de imóveis rurais e, ainda, recuperação e monitoramento de áreas protegidas. Essas iniciativas são fundamentais para promover a conservação ambiental, o uso sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica, incluindo Rondônia”, destacou. 

Apoio ao fortalecimento institucional é uma iniciativa que ganha pouco destaque e, no entanto, é muito importante. “Conseguir equipamentos e capacitações garante que as ações estratégicas programáticas consigam ser executadas e depois perpetuadas a longo prazo. É fundamental que os técnicos das secretarias tenham os recursos necessários para realizar as ações que qualificam e implementam as políticas ambientais. Em Rondônia e outros 3 estados amazônicos, em que o projeto é executado pela CI-Brasil, esse apoio foi priorizado", finaliza Laura Lamonica, diretora de Soluções para o Clima da CI-Brasil. 

Sobre o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) 
Executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com Instituições de Meio Ambiente Nacionais e Estaduais.    

O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262