Conservação Internacional e Estado do Tocantins assinam acordo de cooperação pelo clima
julho 11, 2024
Palmas (TO), 10 de julho de 2024 - A Conservação Internacional (CI-Brasil) e o Governo do Estado do Tocantins assinaram nesta quarta-feira, 10 de julho, um o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementação de ações conjuntas em prol do fortalecimento das agendas de produção sustentável, conservação, restauração de paisagens e economia positiva para o clima.
Para a diretora de Economias de Impacto da CI-Brasil, Lilian Vendrametto, “a formalização é o primeiro passo dessa parceria. Além dos pilares previstos nesta cooperação, queremos contribuir com uma comunicação fluída para ajustar as atividades planejadas e atendimento das demandas, conforme a prioridade indicada em cada etapa das ações”.
Entre os objetivos do ACT está a implementação de ações conjuntas que contribuam com a redução das emissões de carbono nas atividades no âmbito do programa de REDD+ Jurisdicional do Estado, além da conservação de ativos ambientais, incluindo corpos hídricos e remanescentes dos biomas Cerrado e Amazônia no Tocantins. O Acordo formalizado tem vigência de três anos.
Em conjunto, a CI-Brasil e o estado assumem o compromisso de elaborar um plano de trabalho com indicação das ações relevantes para o alcance do objeto e as atividades que deverão ser cumpridas conforme método e cronograma acordado. Cada parte fica responsável por coordenar suas respectivas equipes técnica e científica para implementação do plano bem como revisar em conjunto todo o material técnico e quaisquer outros produtos que possam ser publicados.
O Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins, Marcello Lelis ressaltou que a formalização do acordo chega em bom momento do Estado, enfatizando que, “a cooperação vem contribuir com o fortalecimento das ações do Governo do Estado. Desde o ano passado, o Tocantins iniciou o trabalho de combate ao desmatamento ilegal, criamos o grupo de trabalho e assinamos o Pacto pelo Desmatamento Ilegal Zero. Neste ano iniciamos a estruturação da plataforma de identificação do desmatamento legal e ilegal, avançamos com o pré-investimento do REDD+ Jurisdicional na estruturação do monitoramento e no desenvolvimento do módulo de análise do Cadastro Ambiental Rural”.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262