Conservação Internacional realiza pesquisa para aprimorar capacitação de viveiristas da Amazônia

setembro 11, 2024

 

Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2024 - A Conservação Internacional (CI-Brasil) está conduzindo uma pesquisa para construir o Programa de Capacitação de Viveiristas e Apoio a Planos de Negócios, que será lançado em 2025. A pesquisa, realizada por meio de um questionário online, tem como objetivo entender a realidade e mapear os desafios de viveiristas da Amazônia para moldar o programa às demandas de qualificação técnica e gerencial. Os interessados têm até o dia 11 de outubro de 2024 para preencher o formulário no seguinte link: https://forms.office.com/r/ayF3m74QmE

"Por meio de um programa estruturado, a CI-Brasil está empenhada para fortalecer e solidificar a cadeia de restauração de paisagens florestais da Amazônia, visando atender à crescente demanda por mudas e sementes nativas. A iniciativa busca capacitar viveiristas e fornecer apoio técnico e financeiro. Porém, para que esse programa seja eficaz na qualificação desses profissionais, é essencial identificar as necessidades reais. Por isso a participação dos viveiristas na pesquisa é tão importante", afirma Viviane Figueiredo, coordenadora sênior de projetos da Conservação Internacional. 

Viviane explica que o programa prevê qualificação em temáticas como técnicas de coleta de sementes, produção de mudas, e elaboração de planos de negócios, além de suporte técnico para cadastro no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), essencial para a legalização da atuação na cadeia de restauração florestal. Os melhores planos de negócio receberão também apoio financeiro. 

A iniciativa faz parte do projeto Floresta para o Bem-estar, executado pela CI-Brasil e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com recursos do Fundo Amazônia. Ele tem como meta restaurar paisagens degradadas no Acre, Amazonas, Mato Grosso e Pará e fortalecer a cadeia da restauração nos estados. Apesar do recorte regional do projeto, a pesquisa é aberta a todos os viveiristas da região amazônica onde a CI-Brasil tem potencial atuação através de projetos com o mesmo escopo. 

Conhece um viveirista que pode se interessar pela capacitação? Encaminhe o formulário e ajude a moldar o futuro da restauração de paisagens! 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262