Conservação Internacional participa de evento sobre Financiamento da Bioeconomia
setembro 16, 2024
Rio de Janeiro, 16 de setembro de 2024 - Na quinta-feira (12), a Conservação Internacional (CI-Brasil) participou do evento "Como Financiar a Bioeconomia Positiva para o Clima, Natureza e Pessoas", no Rio de Janeiro. O estudo Financiando uma Bioeconomia Global Sustentável, de autoria da Nature Finance e World Bioeconomy Forum foi lançado na ocasião e contou com a contribuição de várias organizações que compõe o grupo de apoio à Iniciativa de Bioeconomia do G20, entre elas a CI-Brasil.
“A publicação é um marco no debate sobre a importância da bioeconomia como ferramenta para a conservação e restauração da natureza e busca promover respostas sustentáveis para as múltiplas crises da atualidade. A participação da CI-Brasil no evento reitera nosso compromisso com práticas que beneficiem o clima e a natureza, além de fortalecer a governança e o financiamento necessários para a bioeconomia sustentável. Acreditamos que, ao promover a bioeconomia de forma justa e responsável, podemos contribuir significativamente para a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades em áreas críticas, como a região Amazônica”, afirma a diretora de Soluções para o Clima da Conservação Internacional Laura Lamonica.
A CI-Brasil contribuiu com debates sobre governança e os desafios enfrentados para que o financiamento da sociobioeconomia na PanAmazônia, região vital para o equilíbrio climático global e a biodiversidade, seja eficaz e promova ações lideradas por povos indígenas e comunidades locais. A organização participou também de uma oficina moderada pela Rede PanAmazônica de Bioeconomia sobre a mobilização de capital e estratégias de cooperação para a agenda. A discussão foi alinhada aos '10 Princípios de Alto Nível para a Bioeconomia' que visam garantir que a bioeconomia seja benéfica para o meio ambiente, a sociedade e a economia, e que foi resultado da Iniciativa de Bioeconomia do G20. Lançados na última quarta-feira (11), os princípios representam um avanço significativo na definição de diretrizes para a bioeconomia entre os países do grupo.
O evento do dia 12 também marcou o lançamento de uma importante publicação do Climate Policy Initiative (CPI). O documento apresenta um mapeamento inédito dos fluxos financeiros destinados à bioeconomia no Brasil no período de 2021 a 2023. Este panorama foi o principal insumo da oficina sobre financiamento climático, que contou com a participação da CI-Brasil.
“Qualquer ação que conserve, restaure ou melhore o manejo de ecossistemas, ao mesmo tempo em que aumenta o armazenamento de carbono ou evita as emissões de gases de efeito estufa, pode ser considerada uma Solução Baseada na Natureza, com potencial de contribuir com até 30% das soluções necessárias para evitar os priores cenários das crises do clima e da biodiversidade. É por isso que a bioeconomia é uma aliada poderosa no enfrentamento desses cenários, pois promove práticas sustentáveis o que melhora a saúde do planeta e cria oportunidades econômicas e empregos, beneficiando diretamente as pessoas.”, diz Laura
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262