Financiamento combinado pode impulsionar soluções climáticas no Brasil
setembro 24, 2024
Painel na Semana do Clima de Nova York reuniu Conservação Internacional, BTG Pactual, governo do Reino Unido e Fundo Holandês para discutir o papel do financiamento público e privado no ganho de escala da restauração de paisagens no Brasil.
Nova York, 24 de setembro de 2024 - Durante a Semana do Clima de Nova York, o evento Increasing Climate Ambition: Blended Finance For Brazilian Restoration, realizado no Nature Positive Hub, destacou o crescente compromisso dos setores público e privado com a restauração de paisagens no Brasil. Com a participação de Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil), e Daniela Raik, vice-presidente executiva dos programas de campo global da Conservação Internacional, o encontro reuniu representantes do BTG Pactual, do governo do Reino Unido e do Fundo Holandês para Clima e Desenvolvimento.
O painel destacou o papel fundamental das parcerias público-privadas na mobilização de investimentos para as florestas por meio de modelos financeiros combinados para combater o desmatamento e promover o manejo florestal sustentável.
"O financiamento combinado é essencial para reduzir o risco dos investimentos, demonstrar a viabilidade comercial e dimensionar as soluções por meio do envolvimento de capital público e privado. Durante esse painel conhecemos abordagens bem-sucedidas, que integram modelos pilotos, construções políticas e ações orientadas pelo mercado para criar condições favoráveis ao crescimento da restauração e da conservação no Brasil", afirma Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional.
"A colaboração entre parceiros, como a construída entre Reino Unido, FMO, BTG e CI, é fundamental. Elas ajudam a preencher lacunas financeiras e criam capacidade para desbloquear negócios, alavancar capital e a alinhar os esforços de conservação com as metas econômicas e políticas", avalia Bianco. O compromisso com a ampliação da restauração por meio de fluxos financeiros inovadores e abordagens integradas de paisagens demonstra o potencial do financiamento combinado como uma força que impulsiona o impacto sustentável e atinge objetivos de desenvolvimento mais amplos.
Após o evento, o governo do Reino Unido e a FMO assinaram um compromisso de 55 milhões de dólares para reflorestamento na América Latina, incluindo o bioma do Cerrado. O investimento, em parceria com o BTG Pactual Timberland Investment Group (BTG Pactual TIG) foca na conservação, restauração e plantio de propriedades desmatadas e degradadas. Com o apoio da Conservação Internacional para aconselhamento sobre impacto ambiental e social, a estratégia visa proteger e restaurar aproximadamente 135.000 hectares (mais de 330.000 acres) de florestas naturais em paisagens desmatadas.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262