Evento na Semana do Clima de Nova York discute desenvolvimento do Tropical Forest Forever Facility (TFFF)

setembro 25, 2024


WhatsApp Image 2024-09-27 at 15.01.07

 

Com participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, encontro foi promovido pela CI-Brasil, iCS, TNC, WWF e WCS nesta quarta-feira, 24. 

Nova York, 25 de setembro de 2024 - A Conservação Internacional (CI-Brasil), o Instituto Clima e Sociedade (iCS), The Nature Conservancy (TNC), World Wildlife Fund (WWF) e a Wildlife Conservation Society (WCS) promoveram nesta quarta-feira, 25, um evento durante a Semana do Clima de Nova York para discutir o desenvolvimento do Tropical Forest Forever Facility (TFFF), mecanismo financeiro proposto pelo governo brasileiro durante a COP 28, em Dubai, em 2023. O evento contou com a participação da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e com representantes dos governos da Colômbia e Estados Unidos. 

Apesar da importância para o clima, biodiversidade e para as comunidades que nelas vivem, há desafios significativos na proteção das florestas tropicais. A falta de recursos disponíveis para financiar a conservação e diminuição do desmatamento em países em desenvolvimento e a ausência de mecanismos financeiros estáveis e de longo prazo para manter as florestas tropicais em países que já fizeram progressos na redução do desmatamento e da degradação estão entre os principais. É para ajudar a preencher essa lacuna que o Tropical Forest Forever Facility, um mecanismo financeiro destinado a apoiar Soluções Baseadas na Natureza em escala, foi proposto. 

Focado em apresentar, promover o desenvolvimento e a compreensão do TFFF, o painel Tropical Forest Forever Facility (TFFF): A Mechanism To Fund Nature Climate Solutions At Scale discutiu estratégias de financiamento e como garantir incentivos financeiros robustos para os países com florestas tropicais. "Ao priorizar a conservação e a restauração das florestas e apoiar os povos indígenas e as comunidades locais, o TFFF tem como objetivo catalisar ações transformadoras em direção à resiliência climática e aos ecossistemas sustentáveis e financiar essa transformação", avalia Mauricio Bianco, vice-presidente da CI-Brasil. 

Os painelistas falaram sobre a importância do mecanismo para a conservação de florestas tropicais e sobre os caminhos que precisam ser trilhados para que ele esteja operante até a COP 30, que será realizada no Brasil, em Belém - PA. A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou o potencial da iniciativa em diminuir o desmatamento apoiando também os meios de vida das pessoas que vivem das florestas. "Uma iniciativa como essa nos ajuda, também, no enfrentamento do ponto de não retorno ao mesmo tempo que será fundamental para a populações locais e indígenas, pelo grande potencial econômico e de restauração em especial de áreas degradadas. Este é um mecanismo inovador que vai contribuir de várias formas. Queremos fazer com que esse mecanismo esteja bem avançado para a COP29 para sua operacionalização na COP30, em Belém.” afirmou a ministra. 

SOBRE O TFFF 

As florestas tropicais são fundamentais para regular o clima da Terra, e sua destruição pode levar a um aumento significativo de 1°C na temperatura global. Além da regulação do clima, elas têm um valor imenso para a biodiversidade, a disponibilidade de recursos hídricos, o controle da erosão e a preservação da diversidade sociocultural das comunidades que nelas vivem. 

Nesse cenário, o Tropical Forest Forever Facility (TFFF) foi proposto na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), visando à conservação de florestas tropicais em pé em até 80 países com a mobilização de financiamento em uma escala sem precedentes em recursos existentes de uma variedade de fontes. As fontes incluem investidores institucionais, fundos soberanos, fundações, entre outros. Ele surge como um novo incentivo para a conservação de florestas tropicais, com o objetivo de oferecer um sistema de recompensa em larga escala, confiável e de longo prazo para esforços bem-sucedidos na conservação e restauração de florestas.   

O TFFF introduz um instrumento financeiro baseado no desempenho que compensa os países pela conservação de suas florestas de alta integridade. Essa abordagem incentiva os esforços de conservação e, ao mesmo tempo, desestimula o desmatamento e a degradação.  

A iniciativa complementa os esforços de conservação existentes, contribuindo para os objetivos do Acordo de Paris e da Estrutura Global de Montreal-Kunming. Ela complementa, e não compete, com outros mecanismos de apoio à conservação e não gera créditos de carbono ou de biodiversidade.  

 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262