[CI-Brasil na COPBio] Manguezais ganham destaque em debate na COP da Biodiversidade
outubro 30, 2024
Evento focou nas políticas públicas de conservação de diversos países.Governo brasileiro apresentou o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal)
Cali, 29 de outubro de 2024 – O painel "Mangrove Breakthrough", realizado no HUB da Conservation Internacional (CI) durante a COP16, reuniu especialistas representantes governos, do setor privado e de instituições financeiras para discutir sobre a importância dos manguezais para o clima, para a biodiversidade e para as pessoas. Com a abertura de Patricia Zurita, Chief Strategy Officer da CI, o evento incluiu um debate inicial sobre o papel dos Povos Indígenas e Comunidades Locais na conservação e restauração dos manguezais.
Na primeira mesa redonda, foram discutidos compromissos nacionais com os manguezais em diversos países. Ana Paula Prates, diretora de Oceanos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), destacou a presença dos manguezais em 16 dos 17 estados litorâneos do Brasil e a assinatura, em junho, do decreto que institui o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais (ProManguezal). Essa política pública visa a conservação e recuperação dos manguezais, promovendo a colaboração entre diferentes setores.
A Conservação Internacional (CI-Brasil) teve um papel importante na articulação do ProManguezal, promovendo o diálogo entre o governo brasileiro, comunidades locais e especialistas por meio de oficinas. Como afirma Maurício Bianco, vice-presidente da CI-Brasil: Ao integrar o conhecimento e as vivências das comunidades locais ao conhecimento científico, conseguimos pensar em uma política com potencial de não só proteger ecossistemas vitais, mas também garantir a sustentabilidade das populações que deles dependem.”
Durante o evento, o MMA apresentou a portaria que lança a primeira fase do Plano de Ação do ProManguezal no Brasil. “Os manguezais estão em uma onda ‘pop’ agora, devido ao seu potencial de convergir as pautas de biodiversidade e do clima. Com a aproximação da COP30, em Belém, queremos dar continuidade e levar essa onda de manguezais para debates junto com a academia, a sociedade civil e as populações tradicionais.”
A última mesa focou em Financiamento e Investimento Sustentável para Manguezais. Foi apresentando o Mapa Financeiro do Mangrove Breakthrough e discutidas formas de garantir recursos de longo prazo para a conservação e restauração desses ecossistemas.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262