[CI-Brasil na COPBio] Rede dedicada a promover bioeconomia sustentável, com liderança de populações locais e indígenas, é lançada na COP16

outubro 31, 2024

Com mais de 30 organizações, Rede PanAmazônica pela Bioeconomia busca endereçar um gargalo crítico na coordenação de esforços regionais. 

Cali, 30 de outubro - A promoção de soluções baseadas na natureza a longo prazo e em escala depende de trabalho colaborativo e de parcerias. É por isso que a CI-Brasil se une a organizações, setor privado, governos e redes, como a Rede Pan-Amazônica pela Biodiversidade, e esteve presente em seu lançamento, na última quarta-feira, 30 de outubro.  

A Rede PanAmazônica pela Bioeconomia é uma aliança multissetorial, liderada por populações locais e dedicada a promover uma bioeconomia sustentável. Com foco na conservação das florestas, na rica biodiversidade da região e no bem-estar das comunidades locais, a Rede une diversos atores, como produtores locais, associações, comunidades indígenas, investidores de impacto, instituições financeiras, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil. 

A Rede busca abordar um gargalo crítico na coordenação de esforços regionais para impulsionar investimentos, políticas públicas e a disseminação de conhecimento na Amazônia, beneficiando tanto a natureza quanto as comunidades locais. Ao conectar atores multissetoriais e suas experiências fragmentadas, promove uma convergência de entendimentos e iniciativas que fortalecem o ecossistema da bioeconomia, comunicando seu potencial e histórias de sucesso. 

“A força dos 50 milhões de amazônidas é o que motiva a Conservação Internacional a se unir a outras 30 organizações na construção de um novo modelo de desenvolvimento que seja próspero, sustentável e inclusivo. Acreditamos que, por meio de políticas públicas, acesso a crédito e a combinação do conhecimento tradicional com a tecnologia, é possível garantir a conservação da floresta e a prosperidade das comunidades locais”, afirma Bruno Lacerda, Coordenador de Políticas Sênior da Conservação Internacional. A Conservação Internacional (CI-Brasil) esteve presente no evento e é um membro ativo da Rede, contribuindo com sua experiência e expertise em iniciativas de desenvolvimento sustentável. 

Atualmente, a Rede PanAmazônica pela Bioeconomia conta com 30 organizações associadas, organizadas em diferentes grupos de trabalho. Embora tenha sido lançada durante a COP16, sua formação vem sendo desenvolvida há mais de um ano. Joana Oliveira, Secretária Executiva da Rede, destaca: “A Amazônia abriga um vasto conhecimento, experiências valiosas e uma rica quantidade de dados. Precisamos estabelecer conexões entre esses saberes e alinhar visões para avançar em uma bioeconomia que seja verdadeiramente sustentável e liderada pelas comunidades locais. É essencial comunicar esses esforços, garantindo visibilidade a esse setor tanto para o futuro quanto para a realidade atual da Amazônia.” 

A Rede atua em diversas áreas por meio da formação de grupos de trabalho, incluindo o reconhecimento da bioeconomia, mobilização de financiamentos, valorização e distribuição de benefícios nos mercados de bioeconomia e a harmonização de políticas públicas. Entre os membros da Rede estão: Agrosolidaria Florencia, Amazon Investor Coalition (AIC), Andy Wayusa, o Programa de Paisagens Sustentáveis da Amazônia do Grupo Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Bezos Earth Fund, Conservação Internacional, COICA, Conexsus, Fundación Avina, Global Youth Biodiversity Network (GYBN), Impact Not a Bank, Instituto Igarapé, Instituto Sinchi, IPAM, Latimpacto, Nature Finance, NESsT, Fundación Pachamama, Reos Partners, Science Panel for the Amazon, Sustainable Development Solutions Network, Uma Concertação pela Amazônia, World Resources Institute e World Wildlife Fund. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262