Conservação Internacional passa a integrar grupo gestor do Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR)
novembro 7, 2024
Organização participou da força-tarefa de coleta e qualificação de dados, que resultou na qualificação de 150 mil hectares de áreas em processo de restauração no Brasil.
Representantes do grupo gestor do Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR), composto pela Conservação Internacional (CI-Brasi), WWF-Brasil, The Nature Conservancy (TNC), Imazon, WRI-Brasil e Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. Crédito da foto: Caio Santana.
Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2024 – No mês de outubro, o Observatório da Restauração e Reflorestamento (ORR) celebrou o lançamento de uma atualização na plataforma com registro qualificado de 150 mil hectares de iniciativas de restauração em todo o Brasil. Durante o evento, a Conservação Internacional (CI-Brasil) foi oficialmente integrada ao grupo gestor da plataforma.
O ORR é uma plataforma lançada em 2021 que registra e centraliza informações sobre restauração, reflorestamento (silvicultura) e vegetação secundária no país. Na versão atualizada em 2024, a ferramenta apresenta 90% mais áreas mapeadas em processo de restauração - resultado de um esforço coletivo empregado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e União Pela Restauração (U4R), formada pela Conservação Internacional, The Nature Conservancy Brasil (TNC-Brasil), WRI-Brasil e WWF-Brasil. A U4R teve um papel estratégico na coordenação da força-tarefa criada para revisar, coletar e qualificar os dados, que envolveu a definição de atributos mínimos de qualidade e a atualização dos registros.
"O Observatório é, cada vez mais, um verdadeiro hub de comunicação e trabalho conjunto entre diversos coletivos de restauração que desempenham papéis essenciais para o avanço do setor no Brasil", destaca Bruno Coutinho, Diretor de Gestão do Conhecimento da CI-Brasil e um dos coordenadores da força-tarefa. "Essa nova versão da plataforma, que contém um número maior e mais qualificado de informações, só foi possível graças ao compromisso das diferentes organizações envolvidas. Ainda é pouco, mas representa um grande avanço e esperamos que a divulgação da plataforma traga novos parceiros e registros de iniciativas de restauração no país", complementa.
Os dados são coletados em parceria com os coletivos biomáticos: o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, a Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado, a Aliança pela Restauração da Amazônia, a Rede Sul, a Rede pela Restauração da Caatinga e o Pacto pela Restauração do Pantanal. Além disso, a atualização da plataforma também é possível de forma voluntária, permitindo que iniciativas de restauração autônomas sejam inseridas. Todas as informações são validadas pelo grupo gestor.
A mobilização cada vez maior de diferentes organizações para alavancar essa agenda é natural, uma vez que a restauração de paisagens é considerada uma das principais soluções para evitar os efeitos mais drásticos da mudança do clima. Além de desempenhar um papel fundamental na mitigação dos impactos climáticos e na conservação da biodiversidade, reflete também na melhoria das condições de vida das pessoas enquanto gera oportunidades de emprego e renda. Não à toa, o Brasil tem como meta restaurar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, conforme estabelecido no Acordo de Paris e no Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).
Para dar escala à restauração e contribuir com a meta nacional, a CI-Brasil possui projetos com governos, empresas, parceiros, coletivos de restauração e comunidades locais. O aperfeiçoamento do ORR e a entrada no grupo gestor faz parte da abordagem de política, no qual um dos objetivos é subsidiar a tomada de decisão em nível subnacional ou nacional.
Agora, a CI-Brasil está comprometida em apoiar as próximas etapas do desenvolvimento da ferramenta, incluindo a execução de um projeto de pesquisa em parceria com o IDB Lab, que visa aprimorar o monitoramento das áreas qualificadas e fortalecer o impacto do observatório. O objetivo é que o ORR se transforme em uma referência para gestores públicos e o setor privado acompanharem o progresso da restauração no Brasil. A plataforma pode ser acessada no link: observatoriodarestauracao.org.br
Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)
A Conservação Internacional (CI-Brasil) é uma organização sem fins lucrativos que usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Desde 1990 no Brasil, a Conservação Internacional trabalha em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Mais informações: www.conservacao.org.br
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262