Expedição leva empresas para conhecer áreas em restauração no Extremo Sul da Bahia

novembro 11, 2024

Porto Seguro, 11 de setembro de 2024 - Representantes de Itaú, Nubank, Latam e Localiza participaram de uma expedição no Extremo Sul da Bahia para conhecer de perto áreas em processo de recuperação da Mata Atlântica e os atores locais envolvidos na cadeia da restauração. A visita, organizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com a Mastercard, incluiu apresentações sobre os métodos, espécies de mudas utilizadas e os processos que sustentam a restauração de paisagens.

Durante a expedição, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar dinâmicas do trabalho de campo, dialogar com trabalhadores locais e entender os desafios e oportunidades envolvidos na prática das atividades. “Entender as etapas do processo de restauração, da coleta e beneficiamento de sementes ao monitoramento dos impactos das ações empreendidas, é essencial. Conhecer de perto o trabalho realizado amplia a compreensão sobre o imenso esforço empregado e a quantidade de atores envolvidos na cadeia da restauração, além de tornar tangível os impactos positivos dessa atividade como o retorno da biodiversidade e a geração de renda para as comunidades”, afirmou Ludmila Pugliese, gerente sênior de restauração da CI-Brasil.

A experiência também reforçou a importância das parcerias entre empresas privadas e organizações ambientais para promover Soluções Baseadas na Natureza e acelerar ações de mitigação às mudanças climáticas. As áreas visitadas fazem parte da Priceless Planet Coalition (PPC), projeto global liderado pela Mastercard com implementação orientada pela Conservation International (CI) e o World Resources Institute (WRI) que tem como meta restaurar 100 milhões de árvores ao redor do mundo.

No Brasil, o projeto é implementado pela CI-Brasil, que lidera ações de restauração em duas regiões estratégicas: a Amazônia e a Mata Atlântica. O país é o único participante da PPC com duas regiões de atuação simultâneas, onde a expectativa é recuperar cerca de 6 mil hectares de áreas degradadas.


 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262