Conservação Internacional participa da celebração dos 10 Anos do Paisagens Sustentáveis da Amazonia (Programa ASL), na Guiana
março 27, 2025

Foto: Fabiana Mauro / MMA
Georgetown – Guiana, 28 março de 2025 – Entre os dias 24 a 27 de março, a Conservação Internacional (CI-Brasil) esteve presente da VII Conferência do Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL, na sigla em inglês). Realizada na cidade de Georgetown, na Guiana, o evento celebra uma década de esforços conjuntos para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável na região amazônica, reunindo aproximadamente 100 pessoas, incluindo representantes governamentais e equipes de projetos nacionais de sete países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.
A CI-Brasil é executora do projeto no Brasil, junto com o Funbio e a FGV Europe, e fez parte da comitiva junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e representantes dos estados amazônicos que implementam o projeto. De acordo com Leuzabeth Silva, Gerente de Projetos da CI-Brasil, a ocasião teve forte intercâmbio de resultados alcançados e lições aprendidas entre os países. “Dentre ações apresentadas pelos países do programa, o destaque do Brasil ficou no fortalecimento da gestão de unidades de conservação, do manejo e produção sustentável e na restauração de paisagens, sempre com um olhar direcionado às comunidades locais”, diz Leuzabeth.
“O Brasil está participando aqui em uma delegação composta por 11 pessoas, de 4 estados amazônicos e do governo federal”, explica Carlos Eduardo Marinelli, Chefe de Gabinete e Supervisor de Projetos da Secretaria de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO) do MMA. O encontro também abordou a perspectivas de fundos para continuidade do programa e, no caso do Brasil, “o projeto já acumula um legado e caminha para iniciar a fase 3 do projeto ainda em 2025”, sinaliza Marinelli.
LEGADO EM NÚMEROS
Em 2015, o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) endossou a iniciativa piloto do programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL). Dez anos depois, o programa cresceu de 3 para 8 países, abrangendo florestas, rios e áreas úmidas da Amazônia. Foram alcançados resultados significativos, como 7,4 milhões de hectares de novas ou ampliadas áreas protegidas, 3 mecanismos financeiros para áreas protegidas apoiados, 1,3 milhões de hectares com práticas de gestão aprimoradas, mais de 32 mil pessoas beneficiadas (42% sendo mulheres) e 68 eventos regionais de troca de conhecimento organizados.
“Durante a Conferência deste ano, refletimos as lições desses 10 anos de implementação para aprender, compartilhar e capitalizar os esforços atuais dos projetos nacionais do ASL”, explica Ana Maria Gonzalez Velosa, Especialista Ambiental Sênior e Coordenadora do Programa de Paisagens Sustentáveis da Amazônia do Banco Mundial, agência implementadora do programa. Os participantes contaram com uma programação imersiva e diversa, contendo grupos de trabalho, painéis, palestras, feira dos projetos e intercâmbio cultural. O encerramento contou com um convite de olhar para o futuro da Amazônia.
DESTAQUES DO PROJETO NO BRASIL
Desde o início do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), em 2018, foram criadas Unidades de Conservação (UCs) totalizando 4,3 milhões de hectares conservados, outros 62,3 milhões de hectares tiveram sua gestão aprimorada no âmbito do Programa ARPA, fortalecendo a gestão de 102 UCs, na Amazônia brasileira.
Desde 2024, 134 hectares de restauração estão sendo implementados e foram assinados dois contratos para a regeneração natural de 42.485 hectares em UCs nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará. No âmbito da implementação do Código Florestal, o projeto apoiou a análise de CAR de 50 mil imóveis rurais, cerca de 10 milhões de hectares na Amazônia.
SOBRE O PAISAGENS SUSTENTÁVEIS DA AMAZÔNIA (ASL BRASIL)
O Projeto Paisagens Sustentáveis na Amazônia (ASL Brasil) é uma iniciativa do governo federal em parceria com governos estaduais e municipais, que tem avançado na promoção da conservação e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO/MMA), coordena o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e Fundação Getulio Vargas (FGV Europe), em parceria com órgãos estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) e órgãos federais responsáveis pela gestão de áreas protegidas.
O ASL Brasil se insere no Programa Regional ASL, implementado pelo Banco Mundial (BM) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262