Sustainacraft lança colaboração com a Conservação Internacional (CI-Brasil) com apoio do BID Lab e da JICA

março 28, 2025

Legenda: Amelia Juhl (Diretora Nacional da CI-Japão) e Katsumasa Hamaguchi (Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da sustainacraft) (na fileira inferior, à esquerda e à esquerda do centro, respectivamente) com o acordo que anuncia a colaboração entre a sustainacraft e a CI-Brasil durante o Fórum Econômico Japão-Brasil, ao lado do presidente Lula e do primeiro-ministro Ishiba (ao centro, no palco). Fonte da foto: Site oficial do Primeiro-Ministro do Japão. 

Rio de Janeiro – RJ, 28 de março de 2025 - A sustainacraft inc. tem o prazer de anunciar a assinatura de um acordo de cooperação com a Conservação Internacional (CI-Brasil) para promover a gestão florestal sustentável no Brasil, por meio do programa conjunto TSUBASA, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do BID Lab (membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento). A assinatura do acordo foi anunciada durante o Fórum Econômico Japão-Brasil, realizado em 26 de março de 2025, com a presença do presidente Lula e do primeiro-ministro Ishiba. 

A Conservação Internacional é uma das maiores organizações ambientais sem fins lucrativos do mundo, com escritórios em mais de 30 países. A sustainacraft é uma startup sediada em Tóquio especializada em diligência prévia (due diligence) de créditos de carbono baseados na natureza, com a missão de promover a circulação de recursos financeiros voltados ao capital natural. 

Objetivos da colaboração 

A CI-Brasil e a sustainacraft vão unir infraestruturas, dados e equipes para desenvolver uma solução de contabilidade de carbono que mensure e gerencie corretamente biomassa, biodiversidade e redução de dióxido de carbono, além de uma plataforma digital online para divulgar os resultados. 

O objetivo é não apenas avaliar o acúmulo de carbono em projetos de regeneração florestal nos quais a CI-Brasil atua como conselheira de impacto, mas também identificar estratégias eficazes de regeneração (como regeneração natural assistida e plantio enriquecido) e quantificar sua efetividade em diferentes contextos. As áreas-alvo abrangem três biomas: Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. 

Principais atividades: 

  1. Engajamento de partes interessadas; 
  2. Seleção de áreas; 
  3. Coleta de dados e análise geoespacial; 
  4. Divulgação dos resultados em uma plataforma digital online. 

Contexto da colaboração 

Em 2021, a sustainacraft foi selecionada para o TSUBASA, um programa de apoio gerido pela JICA e BID Lab que apoia startups japonesas com soluções para desafios de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. 

Por meio desse programa, a sustainacraft avançou em seus estudos sobre medição de biomassa florestal baseada em sensoriamento remoto, e a CI-Brasil foi identificada como parceira estratégica para esse esforço. Reconhecendo a iniciativa como “projeto piloto com potencial de impacto amplo e expansão futura”, o BID Lab aprovou o apoio à colaboração entre a sustainacraft e a CI-Brasil após o término do programa. O governo japonês está financiando o projeto por meio de um fundo fiduciário estabelecido pelo BID. 

Dr. Bruno Coutinho, Diretor de Gestão do Conhecimento, CI-Brasil 

“Essa cooperação com a startup japonesa sustainacraft é uma iniciativa muito importante para a Conservação Internacional (CI-Brasil), diante do desafio nacional de restaurar e monitorar 12 milhões de hectares de ecossistemas nativos até 2030, conforme as Contribuições Nacionalmente Determinadas. O objetivo é gerar um modelo de observação com sensores orbitais baseado na realidade de campo, para o monitoramento em larga escala de iniciativas de restauração no Brasil.” 

Sobre o TSUBASA 

O Transformational Startups' Business Acceleration for the SDGs Agenda (TSUBASA) foi lançado em 2021 como uma colaboração entre a JICA e o BID Lab para apoiar startups japonesas que atuam com soluções para desafios de desenvolvimento na América Latina e no Caribe — como desmatamento e conservação ambiental, gestão de recursos hídricos, acesso à saúde, entre outros. A JICA reúne mais de 50 anos de atuação na região por meio de projetos de Assistência Oficial ao Desenvolvimento, e o BID Lab é o laboratório de inovação do BID, o maior banco de desenvolvimento internacional da região. (https://tsubasa-jica.com 

Sobre o BID e o BID Lab 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi fundado em 1959 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos países membros da América Latina e Caribe. (https://www.iadb.org/en). O BID Lab é o nome alternativo do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN), que oferece financiamentos e cooperação técnica para impulsionar a inovação no setor privado. Atuando como um “laboratório de inovação”, o BID Lab apoia abordagens inovadoras para melhorar a qualidade de vida na região. Desde sua criação em 1993, já realizou projetos em 26 países e destinou mais de 2 bilhões de dólares. O Japão é o principal doador do BID Lab. 

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil) 

A Conservação Internacional protege a natureza para o bem-estar das pessoas. Por meio da ciência, políticas públicas e parcerias, a organização atua para conservar os ecossistemas dos quais todos dependem para obter alimentos, água e meios de vida. Presente no Brasil desde 1990, a Conservação Internacional tem atuação em mais de 30 países, com projetos em mais de 100. A Conservação Internacional trabalha ao lado de governos, empresas, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais para que a natureza e as pessoas prosperem juntas. Saiba mais em: www.conservacao.org.br 

Sobre a sustainacraft, Inc. 

A sustainacraft é uma startup especializada em due diligence de créditos de carbono baseados na natureza, com a missão de “promover a circulação de recursos financeiros para o capital natural.” Em setembro de 2024, lançou uma “plataforma de compras conjuntas” que permite adquirir de forma eficiente créditos de carbono internacionais de múltiplos desenvolvedores de projetos. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262