Conservação Internacional apoia segundo módulo da Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica da FUNAI
novembro 20, 2024
A Conservação Internacional (CI-Brasil) foi uma das parceiras da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) no segundo módulo da Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica (MIRE). Realizada entre os dias 16 e 20 de dezembro de 2024, o ciclo “Mudas, Sementes e Redes” ocorreu nos municípios de Teixeira de Freitas e Porto Seguro, na Bahia.
Os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre diagnóstico de áreas degradadas, técnicas de restauração ecológica, monitoramento de áreas em processo de recuperação e gestão de viveiros de espécies nativas. Foram certificados 15 indígenas de treze diferentes territórios do país: Araribóia, Barra Velha, Cachoeirinha, Kapinawá, Karitiana, Krikati, Katokinn, Kumaruara, Nioaque, Parque do Xingu, Renascer/Ywty Guaçu, Xacriabá e Xukuru, promovendo um intercâmbio de saberes.
A CI-Brasil apoiou na logística de deslocamento dos integrantes do curso pela Bahia por meio dos projetos Priceless Planet Coalition (PPC) e Nossas Futuras Florestas - Amazônia Verde. “Os povos indígenas acumulam, há gerações, conhecimentos fundamentais sobre o cuidado com a natureza. Valorizar esses saberes, fortalecer as lideranças e ampliar sua atuação em rede é essencial. Para nós, contribuir com a realização dessa capacitação é reforçar o protagonismo indígena no enfrentamento da crise do clima e da biodiversidade”, afirma Rodrigo Borges, coordenador sênior de projetos da Mata Atlântica da organização.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262