Conservação Internacional realiza atividade de monitoramento em áreas de restauração e fortalece parcerias no Xingu

novembro 7, 2024

Equipe da Conservação Internacional visita área em processo de restauração localizada em Mato Grosso. Foto: Conservação Internacional / Vitor Monteiro

Rio de Janeiro – RJ, 7 de novembro de 2024 - Entre os dias 3 e 7 de novembro de 2024, a Conservação Internacional (CI-Brasil) realizou uma visita técnica aos municípios de Nova Xavantina e Canarana, no Mato Grosso, com o objetivo de aplicar o Protocolo de Monitoramento Ecológico do projeto Priceless Planet Coalition (PPC) em áreas em restauração da iniciativa, treinar a equipe técnica parceira responsável pelo acompanhamento em campo e acompanhar os avanços da Rede de Sementes do Xingu, parceira estratégica regional. 

Durante a visita, a equipe acompanhou de perto áreas em diferentes estágios e idades de restauração (entre 2 e 6 anos) no Xingu, conduzidas em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) por meio da técnica muvuca de sementes. As áreas mais recentes integram os resultados do PPC e passaram pela avaliação prática do Protocolo de Monitoramento, permitindo observar a evolução da vegetação ao longo do tempo e orientar o manejo adaptativo com base em evidências concretas. 

“Essa fase do monitoramento ecológico é fundamental para identificar as ações que devem ser tomadas em relação ao manejo adaptativo da área e, assim, garantir o sucesso da restauração florestal, da recuperação da biodiversidade e do ecossistema como um todo”, destaca Viviane Figueiredo, gerente de projetos da Amazônia da CI-Brasil. 

Além das áreas, a equipe visitou a Rede de Sementes do Xingu, principal fornecedora de sementes nativas da região e parceira do projeto. Atualmente, a rede conta com 647 coletores e coletoras, sendo 76% mulheres, que atuam na coleta de sementes de espécies do Cerrado e da Amazônia. Muitas dessas coletoras têm 100% da renda proveniente da atividade, o que reforça a importância da cadeia da restauração como vetor de geração de renda e a inclusão de gênero nos projetos de restauração. 

Com apoio do PPC, uma nova sede da rede de rementes está sendo construída, fortalecendo a infraestrutura para armazenamento, beneficiamento e distribuição das sementes, essenciais para a restauração ecológica em larga escala. 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262