O QUE É GESTÃO INTEGRADA DA PAISAGEM?

 

 

A gestão integrada de paisagens é uma forma completa de planejar e cuidar das áreas naturais.

Ela considera como o solo, a água, as plantas, os animais e as pessoas interagem entre si. Em vez de olhar para cada parte separadamente, essa abordagem procura ver o quadro geral, reconhecendo que mudanças em um elemento podem afetar outros em cadeia. 

Esse processo envolve a colaboração de diferentes grupos, como governos, comunidades locais e organizações, para encontrar soluções que atendam às necessidades econômicas, sociais e ambientais. Também valoriza o conhecimento das pessoas que vivem nessas áreas, pois eles entendem bem os ecossistemas locais e podem ajudar a cuidar deles. 

Um exemplo de atuação da CI-Brasil com gestão integrada da paisagem é o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) que, em parceria com governos e instituições nacionais e estaduais, oferece um ecossistema de soluções baseadas na natureza para combater os efeitos mais drásticos da crise climática e frear o ponto de não retorno da Amazônia. Por meio da conservação, manejo sustentável e restauração, o projeto apoia a gestão de governos estaduais na execução de políticas públicas ambientais. 

“O projeto atua com planos de manejo, planos de negócio, regularização ambiental, produção de mudas florestais nativas, desenvolvimento de sistema agroflorestais e age no fortalecimento de governança de vários atores e instituições no âmbito federal e estadual promovendo essas conexões de estratégias conjuntas entre ações de recuperação e geração de renda” explica Michele Rocha, Gerente Geral do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil). 

Sobre o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil)

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil) é executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com instituições de Meio Ambiente nacionais e estaduais.

O Paisagens Sustentáveis da Amazônia se insere no Programa ASL Regional, financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e implementado pelo Banco Mundial (BM), que inclui projetos no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. Juntos, visam melhorar a gestão integrada da paisagem na Amazônia.

 

Texto por Ana Navarrete, Coordenadora de Comunicação Michele Mamede Rocha, Gerente Geral do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil).