Unir esforços para proteger a maior floresta tropical do mundo.
Uma iniciativa multi-institucional focada em qualificar e ampliar a escala da restauração florestal na Amazônia brasileira. A missão desta união de parceiros é promover a integração entre diferentes ações e a cooperação entre múltiplos agentes engajados no tema, sejam ONG's, empresas, academia, governo e sociedade civil.
Apesar de manter mais de 75% de sua cobertura florestal original, o bioma amazônico sofre com o desmatamento. Atividades ilegais como a extração de madeira e a conversão da floresta para outros usos em áreas que deveriam estar protegidas representaram um total de 7,989 mil km² de área desmatada, de janeiro até novembro de 2016. O número impressiona pois, no ano todo de 2015, foram 6.207 mil km2 de área desmatada.
Parceiros na Aliança
Restaurar a Floresta Amazônica é ação prioritária da CI-Brasil e também de organizações que se uniram para fundar esta Aliança. Entre os membros estão: o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); a União Internacional Para a Conservação da Natureza (IUCN); o Instituto Socioambiental (ISA); o World Resources Institute (WRI); a Embrapa, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON), o AmazoniaLive/Rock in Rio, The Nature Conservancy (TNC), Noolhar, Instituto Peabiru, Solidaridad, a World Wide Fund for Nature (WWF), Instituto Capital Natural da Amazônia (ICNA), Instituto para Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), a AMATA e Grupo AFB: Agropecuária Fazenda Brasil, Fórum dos Secretários de Meio Ambiente - Amazônia Legal, Secretaria de Meio Ambiente de Roraima, Museu Goeldi, Laboratório de Ecologia florestal da Uni-Rio, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ECOTRÓPICOS, Revista Amazônia, Agropalma, Toda Vida, Matchmaking Brazil, Florestas Engenharia, . Como parceiros da Aliança temos o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Em sua estrutura de governança a Aliança contará com um Conselho de Coordenação, composto por representantes dos quatro segmentos que a integram (governo, empresas, sociedade civil organizada e academia). Poderão ser formados grupos de trabalho para discussão de temas específicos ou elaboração de estudos e publicações. Além disso, uma secretaria executiva, sediada em um dos membros, será responsável pelo engajamento e ativação dos membros, representação da Aliança em reuniões e fóruns, articulação com outras iniciativas e captação de recursos para custear atividades e produtos da Aliança.
Como funciona?
- Adesão voluntária mediante assinatura do termo.
- Governança descentralizada, transparente e inclusiva.
- Representatividade nos quatro segmentos (governo, empresas, sociedade civil organizada e academia).
- Colaboração e cooperação entre os membros.
- Articulação e integração de ativos, experiências e saberes.
- Respeito aos conhecimentos tradicionais.
- Comunicação dinâmica e transparente.
- Respeito às particularidades produtivas e ecológicas dos variados ambientes e regiões amazônicas.
Focos de Atuação
- Conciliar interesses e integrar ações em prol da ampliação da escala e da eficiência da restauração florestal.
- Gerar, sistematizar e difundir conhecimentos e informação sobre restauração florestal, silvicultura tropical e sistemas agroflorestais.
- Apoiar a captação pelos membros para viabilizar ações e projetos de restauração florestal.
- Impulsionar a economia da restauração florestal, estimulando todos os elos da cadeia produtiva, gerando oportunidades de negócios, trabalho e renda.
- Contribuir para formulação e implementação de políticas públicas que favoreçam a restauração florestal.
- Disponibilizar protocolos e ferramentas que permitam a integração de dados para o monitoramento das ações de restauração e avaliação da dinâmica florestal.
- Desenvolver ações de conscientização e sensibilização da sociedade civil acerca da necessidade de conservação/restauração da Amazônia.
Como participar
Para tornar-se um membro ou associar-se envie um e-mail para: alianca.restauracao.amazonia@gmail.com