NOSSO DESAFIO
A floresta tropical amazônica, um dos maiores sumidouros de carbono do mundo e lar da biodiversidade mais rica do planeta, está em crise. Os incêndios induzidos pelo homem, a agricultura e a extração de madeira estão empurrando a Amazônia para um ponto de viragem que terá consequências irreversíveis para as pessoas, a vida selvagem e o planeta. Para evitar isso, não podemos nos dar ao luxo de perder as florestas restantes.
RESUMO DO PROJETO
Nossas Futuras Florestas–Amazônia verde, está trabalhando para conservar até 12% da Amazônia — cerca de 73 milhões de hectares — até 2025. Apoiado pelo governo francês, o projeto é uma das prioridades de conservação da Aliança para a Proteção das Florestas Tropicais, uma iniciativa para a proteção, restauração e manejo sustentável das florestas tropicais. O projeto promove e apoia as iniciativas de conservação de 26 grupos Indígenas e comunidades locais, fornecendo-lhes as ferramentas, treinamento e financiamento necessários para administrar suas terras e promover a conservação geral da Amazônia. As atividades do projeto beneficiarão mais de 68.000 homens, mulheres e crianças. O projeto também oferece uma oportunidade de ajudar a fechar as brechas de gênero, contribuindo para a liderança das mulheres e destacando seu papel como atores-chave nos processos decisórios locais, nacionais e regionais de conservação. É dada atenção especial à aplicação do Consentimento Livre, Prévio e Informado (FPIC) e outras abordagens baseadas em direitos para a equidade de gênero.
IMPLEMENTAÇÃO
NO BRASIL
No Brasil o projeto será implementado em 14,4 milhões de hectares nos estados do Acre, Pará e Mato Grosso. No total, 16,2 mil indígenas serão impactados, entre eles os das os Kayapó, Ashaninka, Yawanawa, Zo’e e etnias que vivem no Alto Xingu. Serão nossos parceiros na implementação a Associação Yawalapiti (Amapã), Associação Floresta Protegida (AFP), Instituto Raoni (IR), Associação Ashaninka do Rio Amazônia (APIWTXA) e Associação Sociocultural Yawanawá. (ASCY).
Nossas Futuras Florestas–Amazônia Verde é financiada pelo governo francês e pela Conservação Internacional (CI). Clique aqui para ler a ficha técnica do projeto. Para mais informações, favor contatar Luz Adriana Zuñiga, Diretora de Comunicação.