O óleo de palma é o óleo vegetal mais utilizado no mundo. Você provavelmente já usou uma dúzia de vezes hoje sem sequer perceber.
É encontrado na metade dos produtos em prateleiras de supermercados. Ele está no seu sanduíche, nas batatas fritas e nos biscoitos. Você usou para escovar os dentes. E até mesmo para alimentar seu cão.
É extremamente versátil e incrivelmente eficiente - as palmeiras de óleo produzem até 10 vezes mais óleo por hectare do que qualquer outra cultura. Não é nenhuma surpresa que a demanda global por óleo de palma tenha mais que duplicado nos últimos 10 anos, a tendência é de crescimento em 50% até 2020.
Mas, embora esse crescimento excepcional tenha proporcionado trabalho e renda a milhões de produtores, também gerou ameaças sem precedentes para comunidades locais e animais selvagens, especialmente na Indonésia e na Malásia, onde 85% da palma de óleo do mundo é cultivada. O desmatamento, a drenagem e as disputas de terras entre comunidades rurais foram as principais consequências do boom global do óleo de palma.
No Brasil, uma parceria de 10 anos da Conservação Internacional e da Agropalma faz do Centro de Endemismo de Belém (CEB) um exemplo de produção sustentável da palma. O CEB é uma das regiões mais ricas da Amazônia, mas também uma das mais ameaçadas: cerca de 70% das suas florestas já foram desmatadas para dar lugar a cidades e a uma agropecuária de baixa produtividade. Nos últimos 10 anos, o óleo de palma ganhou novos incentivos para a produção na região, que hoje é responsável por quase 90% da produção nacional de óleo de palma.
Nosso objetivo
Garantir a proteção das florestas e promover a recuperação de áreas degradadas na região do Centro de Endemismo de Belém por meio da consolidação e difusão de um modelo produtivo sustentável de palma de dendê.
Produção Sustentável
A CI trabalha em toda a cadeia de valor do óleo de palma para criar benefícios para a natureza e para as pessoas, incorporando a produção sustentável de óleo de palma como parte de uma abordagem de paisagem integrada. Nossos esforços incluem:
- Ajudar os produtores a melhorar a produtividade, mantendo áreas críticas da floresta
- Trabalhando com empresas e comunidades para desenvolver novos modelos de produção
- Desenvolvimento e aplicação de ferramentas de planejamento e ordenamento territorial
- Avaliação socioeconômica da produção e o desenvolvimento de estratégias para minimizar eventuais impactos negativos.
Conservação do Capital Natural
- Identificação das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
- Elaboração e articulação de diretrizes para a regularização da recuperação ambiental das áreas degradadas e alteradas.
Governança Territorial e Ambiental
- Promoção do diálogo entre os principais stakeholders da cadeia de palma.
- Elaboração de um mecanismo para pagamento por serviços ambientais e apoio ao aprimoramento de políticas públicas que afetem a produção direta ou indiretamente.
Comunicação e Difusão
Saiba mais sobre a atuação da CI-Brasil com a produção de palma sustentável. Queremos disseminar as lições aprendidas sobre o modelo de palma sustentável na região do CEB como forma de potencializar a replicação em outros países da América Latina, amplificando o impacto global de nossas ações e o bem-estar de todos.
Os números
Mais de mil famílias produzem palma sustentável
Mais de mil famílias são produtoras de palma sustentável no Centro de Endemismo de Belém. A parceria com a Agropalma é fundamental para manter a floresta em pé e as famílias com trabalho e renda.
O ingrediente invisível
Se o óleo de palma é encontrado na metade de todos os produtos nas prateleiras dos supermercados, como é considerado um ingrediente invisível? O óleo de palma é muitas vezes listado usando muitos nomes de ingredientes diferentes que você provavelmente não reconhece quando você olha os rótulos dos produtos. Estes podem incluir: óleo de palma, óleo de palmeira, estearina de palma, palmoleína, palmitato e muitos outros. Pode até ser listado simplesmente como "Óleo vegetal". Se o seu produto favorito contiver óleo de palma, entre em contato com o fabricante e peça-lhes que usem óleo de palma certificado e sustentável. Se o fabricante já usa óleo de palma sustentável, peça-lhes para adicionar o logotipo à embalagem do produto. Adicionar um logotipo sustentável ajuda os consumidores a fazer a melhor escolha para proteger o meio ambiente.
Sustentabilidade para conservação
Em parceria com governos, o setor privado e organizações da sociedade civil, a CI-Brasil desenvolve inovações de base científica, realiza demonstrações de campo e amplifica lições aprendidas para alcançar impacto global. Para atender às crescentes demandas de óleo de palma, evitando os potenciais impactos negativos nas comunidades e no meio ambiente, buscamos construir parcerias em toda a cadeia da palma com foco num desenvolvimento mais justo e sustentável. A CI-Brasil está empenhada em expandir os esforços junto aos os principais traders, comerciantes, produtores, associações de produtores e outros atores para promover a produção de óleo de palma e manter a floresta de pé.
Contatos
Flavia Rocha
Diretora Sênior de Política e Estratégia Institucional
frocha@conservation.org
+5521 2173-6389