Para além do carbono: Evento na NYCW discute potenciais econômicos e climáticos da restauração de paisagens

setembro 23, 2024

WhatsApp Image 2024-09-24 at 07.50.08

 

Mauricio Bianco, da CI-Brasil, Gerrity Lansing, do BTG Pactual Timberland Investment Group, Milena López, da ACT Commodities e Roberto Perosa, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Agricultura e Pecuária participaram da discussão realizada na Câmara de Comércio Brasil-EUA. 

Nova York, 23 de setembro de 2024 - Durante a Semana do Clima de Nova York, o evento Investing in Reforestation: Opportunities Beyond Carbon Credits reuniu nesta-segunda, 23, na Câmara de Comércio Brasil-EUA, especialistas para debater sobre como a restauração de paisagens e a conservação no Brasil e em outros países são Soluções Baseadas na Natureza eficazes para enfrentar as crises do clima e da biodiversidade. 

Participaram do evento Mauricio Bianco, Vice-Presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil), Gerrity Lansing, CEO e sócio no BTG Pactual Timberland Investment Group e Milena López, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento para a América do Norte e América Latina da ACT Commodities. O evento também contou com uma palestra de Roberto Perosa, Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária. 

"Negócios de restauração, que ao mesmo tempo geram impactos positivos para a natureza, clima e pessoas, por meio da geração de emprego e renda, atuam com ferramentas fundamentais para o combate às múltiplas crises que estamos vivenciando atualmente", destaca Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil). 

Os painelistas discutiram sobre as oportunidades de desenvolvimento de inciativas de restauração de paisagens em larga escala na América Latina, especialmente no Brasil. Um exemplo dessa estratégia, é o projeto que está sendo implementado pelo Timberland Investment Group (TIG) e que tem a Conservação Internacional como conselheira de impacto.  

Oportunidades no mercado voluntário de créditos de carbono e o potencial dessas iniciativas para gerar impactos climáticos significativos também foram abordadas durante as falas. Entretanto, o evento reforçou a necessidade de alavancar investimentos que vão além dos créditos de carbono, promovendo uma abordagem integrada que une conservação da natureza e desenvolvimento econômico sustentável. 

Estudos apontam que a restauração de paisagem tem potencial para gerar cerca de US$ 10 em benefícios para cada US$ 1 investido. No Brasil, um levantamento mostrou que cada a restauração de paisagens tem potencial para gerar 2,5 milhões de empregos até 2030.  

A Conservação Internacional atua implementando as chamadas Soluções Baseadas na Natureza, ou seja, ações que promovem a conservação, manejo sustentável e restauração de paisagens. Essas estratégias aumentam o armazenamento de carbono e/ou evitam as emissões de gases de efeito estufa em florestas, pastagens, terras agrícolas e regiões costeiras e marinhas. Até 2030, elas podem oferecer 30% das soluções de mitigação climática necessárias para estabilizar o aquecimento do planeta abaixo de 2 °C e são fundamentais na adaptação das mudanças que são realidade.  

Related Content

WhatsApp Image 2024-09-24 at 07.50.08

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262