Retrospectiva 2024: No ano mais quente já registrado no planeta, a natureza sobe ao palco como protagonista

dezembro 23, 2024

À medida que 2024 chega ao fim, as temperaturas globais estão em um nível recorde — superando o ano mais quente já registrado anteriormente: 2023. Com o aumento das temperaturas potencializando eventos climáticos extremos ao redor do mundo, comunidades enfrentam inundações catastróficas, secas extremas e incêndios devastadores. 

No entanto, em meio a esse cenário, a ciência mostra de forma consistente que a natureza é uma poderosa aliada no combate às crises do clima e da biodiversidade e fundamental para adaptação aos efeitos já enfrentados. Há esperança. 

Conheça alguns resultados da Conservação Internacional e parceiros que estão ajudando a conservar, manejar áreas de forma sustentável e restaurar paisagens, ao mesmo tempo que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas.  

*Os valores totais representam o acumulado entre 2021 e 2024, resultado do programa estratégico 2021-2025 da CI-Brasi

 

45 MIL HECTARES EM PROCESSO DE RESTAURAÇÃO* 

Na Amazônia, no Cerrado, na Mata Atlântica as sementes estão germinando. Em 2024, a Conservação Internacional e parceiros alcançaram o marco de 45 mil hectares em processo de restauração nesses biomas. Como entender a imensidão desse resultado? A área é maior que a cidade de Curitiba, que a cidade de Florianópolis, é quase o dobro do tamanho de Fernando de Noronha. 44 mil hectares são 11 Florestas Nacionais da Tijuca, 44 mil campos de futebol e 880 campos de golfe.  

A Conservação Internacional está caminhando lado a lado com o governo federal, estaduais e municipais, com as comunidades locais, empresas e outras organizações do terceiro setor para escalar com velocidade a restauração no Brasil e fortalecer a cadeia necessária para que isso aconteça.  

Confira alguns destaques de 2024: 

 

21.2 MILHÕES DE HECTARES COM A CONSERVAÇÃO FORTALECIDA* 

A Conservação Internacional trabalha apoiando governos a fortalecer a conservação de biomas no Brasil. A estruturação e implementação de políticas públicas ambientais efetivas e duradouras são fundamentais para garantir a manutenção da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e dos importantes estoques de carbono irrecuperável no planeta. Isso é alcançado por meio de ações de conservação, restauração e uso sustentável da natureza, bem como pelo desenvolvimento de mecanismos financeiros para a contenção do desmatamento. O desmatamento e as mudanças de uso do solo representam cerca de 30% das emissões de gases de efeito estufa no planeta. 

Confira alguns destaques de 2024: 

 

USD $70 MILHÕES INVESTIDOS EM FINANÇAS PARA O CLIMA* 

Atualmente, menos de 3% do investimento global em clima é destinado às Soluções Baseadas na Natureza, enquanto a necessidade global é garantir até 2050 US$ 8,1 trilhões em investimentos nessas ações fundamentais para combater a crise do clima e da biodiversidade. Em parceria com os setores públicos e privados por meio da estruturação de iniciativas e instrumentos financeiros e da conexão com doadores e financiadores nacionais e internacionais, buscamos o financiamento de ações importantes para mitigar e adaptar os efeitos das mudanças climáticas. 

Confira alguns destaques de 2024: 

 

1 MILHÃO DE HECTARES COSTEIROS E MARINHOS CONSERVADOS* 

Ecossistemas costeiros e marinhos são essenciais para a vida na Terra, fornecendo estabilidade climática, oxigênio, água e alimentos. Comunidades costeiras e ribeirinhas dependem diretamente desses ambientes e são fundamentais para a conservação dessas áreas. Os manguezais desempenham um papel importantíssimo nessa construção. No Brasil, são cerca de 1,4 milhão de hectares que vão do Oiapoque, no Amapá, até Laguna, em Santa Catarina, e estudos apontam que eles podem armazenar até quatro vezes mais carbono que florestas tropicais. Proteger esses ecossistemas é fundamental.  

Confira alguns destaques de 2024: 

 

513 MIL HECTARES COM PRÁTICAS AGRÍCOLAS MELHORADAS* 

A eficiência e sustentabilidade das atividades de produção agropecuária a longo prazo dependem diretamente do equilíbrio entre a adoção de boas práticas agrícolas e a correta gestão do capital natural. Essas práticas garantem a manutenção de serviços ambientais essenciais para a produção agropecuária, tais como recursos hídricos, regulação climática, polinização, entre outros. A CI-Brasil atua em parceria com governos e proprietários rurais para implementar práticas agrícolas positivas para o clima e para as pessoas.  

Confira alguns destaques de 2024: 

 

21.2 MILHÕES DE HECTARES CONSERVADOS EM PARCERIA COM POVOS INDÍGENAS E COMUNIDADES LOCAIS* 

Parcerias com povos indígenas e comunidades locais são uma importante estratégia para a conservação da natureza e a manutenção da floresta em pé. A CI-Brasil trabalha para contribuir para o bem viver dos povos, cooperando na implementação dos direitos, fortalecimento da cultura, monitoramento do território, bioeconomia, conservação da biodiversidade, entre outras ações. As iniciativas são desenhadas em conjunto com os povos indígenas, respeitando a autodeterminação e atendendo as próprias demandas. 

Confira alguns destaques de 2024: 

 

Contatos para imprensa

Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262