Um sonho que virou realidade: 60 mulheres na Resex Canavieiras lutam para reescrever a própria história enquanto conservam a natureza.
Na Reserva Extrativista Marinha de Canavieiras, um grupo de 60 mulheres marisqueiras trabalham arduamente pelo sucesso da Sustentamar – uma unidade de beneficiamento de mariscos fundada pela Associação de Marisqueiras e Pescadoras de Belmonte, organização parceira da CI-Brasil há 10 anos.
“A Sustentamar surgiu a partir de um sonho do nosso grupo de mulheres. Sempre trabalhamos sem muita estrutura, em um negócio mais familiar. Conseguimos o sonho de ter a unidade de beneficiamento, para a melhoria da qualidade dos nossos produtos e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres”, conta a marisqueira Pedrina Reis.
A Conservação Internacional e parceiros apoiam o fortalecimento institucional das marisqueiras e pescadoras de Belmonte com cursos práticos sobre beneficiamento de pescado, intercâmbio com outras unidades de beneficiamento, apoio na comunicação e identidade visual, diagnóstico e planejamento de vendas e mais.
Ações que fomentam o aprimoramento das cadeias da pesca, desde a produção até o consumo final, ajudam a garantir a sustentabilidade dos estoques ao mesmo tempo que agregam valor aos produtos e garantem um retorno socialmente responsável para as comunidades. Os pescados oriundos da Resex seguem regras e contribuem para a conservação aliada aos conhecimentos tradicionais da pesca, sendo importante aliado das lideranças femininas da região. Criada em 2009, a Resex Canavieiras reúne cerca de 2,1 mil famílias de extrativistas, pescadores artesanais e agricultores familiares.