Filme de realidade virtual “My Africa”
Produção
Viabilizado por
Distribuído por
Apresentando
África - um Continente Em Destaque
A África é o último continente na Terra, onde um grande número dos maiores mamíferos terrestres do mundo ainda está livre. Mas suas terras estão ameaçadas, em grande parte devido ao desenvolvimento rápido e descontrolado, à degradação da terra e às mudanças climáticas. O uso inteligente e sustentável do “capital natural” da África - suas florestas, água, solo e vida selvagem - é crucial para reverter a tendência de escassez do continente e proporcionar crescimento econômico para sua população.
Para a população da África prosperar, o desenvolvimento que vai além do continente, também deve ser sustentável. Mas ainda existem muitos desafios.
Uma Terra Sob Ameaça
Tráfico de animais selvagens
Milhares de elefantes africanos são caçados anualmente por causa do seu marfim. Além da perda de vida selvagem, a caça ilegal impede a prosperidade econômica da África e está ligada a redes de criminalidade organizadas.
Degradação do pasto
Campos naturais, região das savanas e florestas são o meio de vida de cerca de 100 milhões de agricultores tradicionais e pastores africanos, mas o aumento da desertificação assim como a erosão do solo e da vegetação, ameaçam a saúde destas paisagens.
Mudança climática
Até 2020, estima-se que 250 milhões de africanos irão sofrer com a falta de água como consequência às mudanças climáticas, e os as produções agrícolas que dependem da chuva diminuirão 50%.
Conservação Liderada Pela Comunidade é a Solução
Na África, o futuro da humanidade está ligado à vida selvagem, e a Conservação Internacional está comprometida em trabalhar diretamente com as comunidades locais para que a proteção da natureza também proteja seus meios de vida. Só então a África poderá enfrentar seus muitos desafios e impulsionar a prosperidade econômica para povos indígenas e comunidades locais em todo o continente. A melhor parte? Nós já começamos a fazer isso.
A Conservação Internacional ajuda a apoiar o Reteti Elephant Sanctuary (Santuário de Elefantes Reteti no Quênia) - o primeiro santuário de elefantes que é gerenciado e pertence à própria comunidade. Reteti resgata elefantes feridos e órfãos para devolvê-los à natureza, e apoia o emprego local, educação e segurança. Nosso compromisso é parte da Sarara Initiative (Iniciativa Sarara), que emprega guarda-parques locais para combater a caça de elefantes na extensa área protegida conhecida como Namunyak Wildlife Conservancy, no Quênia, fortalecendo a proteção para a vida selvagem e para o povo local de Samburu. O objetivo é estabelecer um modelo de conservação sustentável baseada na comunidade como nunca antes visto no Quênia e na região.
E Não é Apenas a África
A Conservação Internacional tem uma longa história de trabalho ao lado do povo Kayapó, guardiões das florestas do sudeste da Amazônia no Brasil, para monitorar e proteger as terras indígenas contra o desmatamento, fornecendo treinamento e capacitação por meio das associações indígenas.
Desde 2001, nossos cientistas e equipes de campo têm fornecido orientações essenciais para os povos indígenas nas Montanhas Cardamomo, na região do Camboja, uma área que abriga dezenas de espécies ameaçadas.
Na África do Sul, a Conservação Internacional trabalha em parceria com criadores de gado para restaurar as áreas de pasto degradadas, demonstrando técnicas inovadoras que permitem o uso sustentável de pastagens e servem como exemplo para outras regiões.
A solução para estimular o d esenvolvimento bem-sucedido em todo o mundo é implementar programas baseados na natureza que beneficiem as pessoas e a vida selvagem. Junte-se a nós.