Para desafios urgentes, soluções sólidas
Lançada na COP 26, em 2021, na Escócia, a União pela Restauração (U4R) visa acelerar a recuperação de paisagens e florestas no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento local, a conservação da biodiversidade e a oferta de serviços ecossistêmicos essenciais à manutenção da vida no planeta.
O que buscamos
- Consolidar as redes e movimentos de restauração nos biomas brasileiros;
- Atrair recursos para a restauração no Brasil;
- Subsidiar políticas públicas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas;
- Promover novos avanços nos sistemas de monitoramento da restauração.
TUDO PARA IMPLEMENTAR A RESTAURAÇÃO DE 4 MILHÕES DE HECTARES ATÉ 2030.
UNINDO ESFORÇOS PELA RESTAURAÇÃO DA NATUREZA
Abordagens e diferenciais de cada organização e as sinergias geradas pela colaboração no âmbito da U4R.
A estratégia da CI-Brasil está centrada na governança e em três abordagens: paisagem, policy e mercado. O nível de paisagem engloba iniciativas locais, em escala piloto, em que as diferentes técnicas de restauração são testadas e aprimoradas, como condições favoráveis à restauração. No nível policy, estão as atividades mais abrangentes, englobando grandes territórios, regras e regulamentos, partes interessadas e processos de tomada de decisão em nível subnacional ou nacional. No nível mercado estão as iniciativas de organizações, empresas e mercados, diretamente relacionadas à cadeia de valor da restauração ou com ativos, como capital e áreas, para financiar e promover a restauração.
A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.
O WRI Brasil trabalha, a partir de seu programa de Florestas, Uso da Terra e Agricultura, para que a conservação e a recuperação da vegetação nativa se tornem elementos centrais nos planos econômicos, sociais e ambientais de cidades, estados e do Brasil. Para isso, promove a abordagem de restauração de paisagens e florestas, o monitoramento do uso da terra e da ampla divulgação e análise de modelos produtivos sustentáveis na agropecuária, dentro de uma abordagem de proteger, produzir, reduzir e restaurar. O Programa atua em duas frentes principais: o de geração de dados, metodologias e análises para subsidiar políticas públicas, e o da atuação local em territórios prioritários. Atualmente os territórios prioritários se concentram nos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga.
O WWF-Brasil acredita que restaurar vai além de plantar árvores e sementes. Sua atuação em restauração se concentra nos biomas Mata Atlântica e Cerrado, principalmente, em áreas estratégicas para a provisão de serviços ecossistêmicos. Além de recuperar áreas degradadas, busca desenvolver de maneira sustentável, inclusiva e colaborativa as paisagens nas quais atua, promovendo impactos sociais e econômicos positivos para a população destas regiões. Incide e promove articulações com diferentes setores, em múltiplos níveis, potencializando políticas públicas; fortalecendo espaços de governança; fomentando a participação ativa das comunidades e organizações locais na tomada de decisão e promovendo mecanismos financeiros inovadores. Dessa forma, assegura os resultados positivos das iniciativas locais e os amplia para além das suas áreas de atuação.
SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA - SbN
O restabelecimento das áreas florestais é um desafio constante da União pela Restauração. Para isso, a aliança implementa soluções inspiradas na própria natureza para conservar e restaurar florestas nativas.
O reflorestamento de nascentes na Mata Atlântica, por exemplo, ajuda a melhorar a qualidade e disponibilidade de recursos hídricos. Recuperar e conservar esse bioma é fundamental para preservar a biodiversidade e cuidar de serviços ecossistêmicos essenciais para cerca de 150 milhões de pessoas que vivem em seu entorno.
A U4R também aplica diversas soluções sistêmicas nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
AVANÇOS NOS ÚLTIMOS ANOS
Desde sua formação, a U4R vem atuando para ampliar a escala da recuperação no Brasil. E temos orgulho do que a União já alcançou.
- Ajudamos a eleger a Mata Atlântica como umas das 10 iniciativas de referência da Restauração Mundial;
- Colaboramos para criar o Observatório da Restauração e Reflorestamento no Brasil;
- Trabalhamos em parceria com Ministério do Meio Ambiente (MMA) na busca pela aprovação de um projeto junto ao Fundo Global do Meio Ambiente – GEF;
- Alavancamos R$ 150 milhões em recursos do Fundo Amazônia para restaurar 5 mil hectares durante sete anos nos estados do Pará e Maranhão.
A U4R ESTARÁ NA SOBRE 2024
Juntos na SOBRE +10 2024 O Futuro da Restauração V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica
8 a 12 julho , Juazeiro - BA / Petrolina - PE
Visite nosso stand!
JUNTE-SE À U4R
Inscreva-se para receber atulizações e notícias da U4R sobre o avanço da restauração no Brasil
QUEM FAZ A RESTAURAÇÃO NO BRASIL
Conheça as organizações ambientais envolvidas:
UNIÃO PELA RESTAURAÇÃO
MOVIMENTOS DE RESTAURAÇÃO