Restauração florestal em larga escala: parcerias e modelos de financiamento inovadores aceleram ações no Brasil
setembro 24, 2024
Evento com CI-Brasil, BTG Pactual, Mastercard e Re.Green abordou como inovação e parcerias estão desbloqueando o potencial de restauração florestal para clima, comunidades e biodiversidade.
Nova York, 24 de setembro de 2024 – Na tarde desta terça-feira, 24, o evento From Theory To Practice: Large-scale Forest Restoration In Action In Brazil reuniu especialistas para falar sobre como parcerias, ciência, políticas públicas e modalidade de financiamento inovadoras estão desbloqueando o potencial de restauração florestal em larga escala no Brasil e as suas consequências: benefícios para o clima, para as comunidades e para a biodiversidade.
Participaram do painel Mauricio Bianco, vice-presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil), Esben Brandi, do BTG Pactual Timberland Investment Group (TIG), Ellen Jackowski da Mastercard e Mariana Barbosa, Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Re.green. O evento foi realizado no Nature Positive Hub.
"Ao nos reunirmos aqui durante a Semana do Clima de Nova York, nos encontramos em um momento crítico para lidar com a crise climática. Como todos sabem, a restauração florestal é realmente uma das mais importantes Soluções Baseadas na Natureza e, no painel de hoje, buscamos preencher a lacuna entre as discussões teóricas e as ações tangíveis e locais que impulsionam mudanças reais no Brasil e em outros países", afirmou Mauricio Bianco.
Os especialistas falaram sobre os desafios e resultados positivos encontrados ao longo do caminho na implementação de projetos de restauração de paisagens no Brasil em larga escala, especialmente na transição do modelo de negócio teórico para o campo.
O progresso feito pelo setor privado em iniciativas de restauração em larga escala é significativo. Por meio da iniciativa Priceless Planet Coalition, a Mastercard usa sua vasta rede de parceiros, bancos, emissores, empresas e consumidores, o que lhe permite integrar iniciativas voltadas para a natureza às operações comerciais cotidianas e dimensionar o impacto por meio de seus mais de 150 parceiros corporativos. No Brasil, a Conservação Internacional é executora do projeto que atua para restaurar 6 mil hectares na Mata Atlântica e Amazônia.
Já o BTG Pactual Timberland Investment Group usa da sua excelência em operações florestais tradicionais para inovar em Soluções Baseadas na Natureza, combinando experiência comercial com esforços de conservação, reduzindo o risco de projetos e alinhando impacto socioambiental e rendimentos econômicos. A CI-Brasil atua como conselheira de impacto no projeto tem como meta plantar, conservar e restaurar cerca de 275 mil hectares de terras degradadas na América do Sul.
Como empresa brasileira, a Re.green tratou no painel sobre seu foco em ciência, aproveitando as condições únicas do Brasil para o crescimento de florestas. A abordagem da empresa integra um modelo de negócio abrangente que combina a recuperação da vegetação nativa, principalmente para créditos de carbono premium, e a colheita de espécies nativas, com o objetivo de garantir ecossistemas resilientes e benefícios para as comunidades.
"O painel destacou o incrível progresso feito pelo setor privado em iniciativas de restauração em larga escala. Ouvimos os líderes do setor que estão na vanguarda da transformação de modelos teóricos de negócios em ações concretas, transformando paisagens e causando um impacto significativo na biodiversidade e nos compromissos climáticos", disse Bianco.
Os painelistas também destacaram a importância de uma agenda pré-competitiva e do compartilhamento de conhecimento. Para eles, o futuro está centrado na execução das atuais iniciativas para gerar resultados mensuráveis, tanto para a natureza quanto para as comunidades. Com base nisso, o próximo passo é ampliar ainda mais as soluções comprovadas para obter maior impacto.
Inovações financeiras também são fundamentais para esses avanços, viabilizando garantias, financiamento público e compromissos para impulsionar projetos em escala.
CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL E A RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS NO BRASIL
A CI-Brasil trabalha em iniciativas de restauração que são fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas, conservar a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável tanto para a natureza quanto para as pessoas. Para ganhar escala e velocidade na restauração de paisagens no país, a CI-Brasil utiliza três diferentes níveis de governança: paisagem, mercados e políticas ambientais. Em 2023, atingimos a marca de 17 milhões de mudas utilizadas no processo de restauração de sete mil hectares na Amazônia, na Mata Atlântica e no Bioma Cerrado. Isso representa cerca de 91.700 toneladas de CO2 armazenadas em 30 anos e 3.500 pessoas empregadas na cadeia de restauração.
Contatos para imprensa
Inaê Brandão – Coordenadora de Comunicação
ibrandao@conservation.org
Tel: +55-95-98112-0262